beestock:movement:resupply:ressuply

Essa é uma revisão anterior do documento!


Ressuprimento

Este manual detalha o processo completo de ressuprimento no WMS BeeStock, desde as configurações iniciais obrigatórias até a execução das tarefas de abastecimento no coletor, abordando os modos Padrão e por Onda (Kanban).

O processo de ressuprimento no WMS BeeStock baseia-se na separação do estoque em duas áreas principais para otimizar a operação: Pulmão (ou Aéreo): Área de armazenamento principal, geralmente em posições mais altas, que exige o uso de equipamentos como empilhadeiras. Contém paletes fechados e grandes volumes de produtos. O objetivo é que as vendas não ocorram diretamente desta área. Picking: Área de separação de pedidos, localizada em níveis de fácil acesso (chão ou prateleiras baixas), onde o operador pode coletar os produtos manualmente ou com equipamentos simples (ex: paleteira manual). Esta área é constantemente reabastecida pelo Pulmão para garantir agilidade na separação dos pedidos. O ressuprimento é a tarefa de transferir produtos da área de Pulmão para a área de Picking quando o saldo no Picking atinge um ponto mínimo pré-definido.

Para o correto funcionamento do ressuprimento, as seguintes configurações são obrigatórias.

É preciso existir um tipo de endereço específico para identificar as áreas de Picking. Localizado no menu Cadastros > Gerais > Tipos de Endereço. Crie um novo tipo de endereço. No campo Descrição, informe, por exemplo, “Picking”. Marque a opção Endereço de Picking.

A classificação define o “tamanho” ou “tipo” físico do endereço (ex: um porta-palete, uma prateleira pequena). Isso permite que o sistema saiba quantos produtos cabem em cada tipo de espaço. Localizado no menu Cadastros > Gerais > Classificação de Endereços. Crie as classificações que representam as estruturas físicas do seu armazém. Exemplo 1: Porta Pallet Padrão Exemplo 2: Bin (para prateleiras pequenas) Exemplo 3: Porta Pallet Grande (para o último nível, sem limitação de altura)

Com os tipos e classificações criados, cadastre os endereços físicos. Localizado no menu Cadastros > Gerais > Endereços. Crie os endereços que serão utilizados como Picking. No campo Tipo, selecione o tipo “Picking” criado anteriormente. No campo Classificação, selecione a classificação correspondente (ex: Porta Pallet Padrão, Bin). Ponto de Atenção: Por regra de negócio, um endereço de Picking no WMS BeeStock não pode ser compartilhado. Ele deve conter apenas um único produto e um único lote/validade por vez. Isso evita erros na hora da separação. O campo Compartilha Endereço deve estar desmarcado.

Esta é a configuração central do ressuprimento. Ela define, para cada produto, quantos itens cabem em cada classificação de endereço e qual o ponto mínimo que dispara a necessidade de reabastecimento. Localizado no menu Cadastros > Gerais > Capacidade. Clique para adicionar uma nova capacidade. Selecione o Produto. Selecione a Classificação de Endereço (ex: Porta Pallet Padrão). Preencha a Capacidade Máxima em Unidades (ex: 1000). Defina o Ponto de Ressuprimento. Você pode informar em unidades ou em percentual, e o sistema calculará o outro campo automaticamente. Exemplo: Se a capacidade máxima é 1000 e o ponto de ressuprimento é 100 unidades, a tarefa de ressuprimento será gerada quando o saldo no endereço de Picking atingir 100 unidades ou menos. Repita o processo para o mesmo produto em outras classificações, se necessário. Exemplo: Para o mesmo produto, na classificação Bin, a capacidade máxima pode ser 10 e o ponto de ressuprimento 1.

Esta tela vincula um produto a um ou mais endereços de Picking específicos, criando sua “Área de Picking”. Localizado no menu Cadastros > Gerais > Áreas de Picking. Crie uma nova Área de Picking, informando um código e descrição (pode ser o próprio código do produto). Na linha da área criada, clique em Ações > Vincular Endereços. Na tela que se abre, selecione os endereços de Picking disponíveis à esquerda e mova-os para a direita para associá-los a esta área. Ponto de Atenção: Um produto pode ter múltiplos endereços de Picking. O sistema buscará abastecer todos os endereços vinculados que estiverem abaixo do seu ponto de ressuprimento.

Define qual depósito pode abastecer outro. É necessário para que o sistema saiba de onde retirar o saldo do Pulmão. Localizado no menu Cadastros > Gerais > Associação de Depósitos. Crie uma nova associação. Informe o Depósito de Retirada (onde está o saldo do Pulmão, ex: “Disponível”). Informe o Depósito de Entrada (para onde vai o saldo, geralmente o mesmo, ex: “Disponível”).

Se for utilizar o método de ressuprimento em 2 etapas (Onda/Kanban), duas configurações adicionais são necessárias. Criar Depósito Intermediário: Em Cadastros > Gerais > Depósitos, crie um novo depósito e marque a flag Intermediário. Vincular na Filial: Em Cadastros > Gerais > Filiais, edite a filial correspondente e, na aba Depósitos, selecione o depósito criado no campo Depósito Intermediário Ressuprimento por Onda.

Existem duas formas de gerar as tarefas de ressuprimento: Manual e Automática.

O usuário dispara a verificação e geração das tarefas através de uma tela. Localizado no menu Movimentação > Ressuprimento > Gerar Ressuprimento. Utilize os filtros para refinar a busca (ex: por Depósito). Escolha o Critério de Ressuprimento: Utilizar como base o ponto de ressuprimento: Modo padrão, gera tarefas para os endereços que atingiram o ponto mínimo definido no cadastro de Capacidade. Completar o picking em sua capacidade máxima: Ignora o ponto de ressuprimento e gera tarefas para completar o estoque de todos os endereços de Picking até sua capacidade máxima. Útil para aproveitar momentos ociosos da operação. Porcentagem máxima de ocupação do picking: Permite informar uma porcentagem customizada para gerar as tarefas (ex: gerar para tudo que estiver abaixo de 50% de ocupação). Clique em Buscar. O sistema exibirá os endereços que precisam de abastecimento. Marque os endereços desejados e clique em Gerar. O sistema irá processar e, se houver saldo disponível no Pulmão, criará as tarefas de ressuprimento e gerará um relatório em Excel com os detalhes. Ponto de Atenção: Ao gerar um ressuprimento, o saldo necessário é alocado no endereço de Pulmão, ficando indisponível para outras movimentações até que o abastecimento seja concluído.

É possível configurar regras para que um processo automático (job) gere os ressuprimentos periodicamente. Localizado no menu Movimentação > Ressuprimento > Regras Ressuprimento Automático. Crie uma nova regra, definindo os filtros (ex: Depósito) e o critério (Utilizar ponto de ressuprimento ou Completar o picking). Com a regra ativa, é necessário que o job Geração de Regras de Ressuprimento esteja configurado e ativo em Administração > Gerais > Jobs.

Tela de gestão onde é possível acompanhar o status de todas as tarefas de ressuprimento geradas. Localizado no menu Movimentação > Ressuprimento > Monitor de Ressuprimento. Nesta tela, é possível visualizar o status de cada tarefa: Pendente: Tarefa gerada, aguardando início. Em Ressuprimento: Um operador iniciou a tarefa. Retirado: Status exclusivo do modo Onda/Kanban, indica que o produto já foi retirado do Pulmão e está na área intermediária. Finalizado: A tarefa foi concluída com sucesso. Cancelado: A tarefa foi cancelada pelo gestor. Em Ações, o gestor pode: Definir Responsável: Atribuir a tarefa a um operador específico. Marcar como Urgente: Priorizar a tarefa. Cancelar Ressuprimento: Cancelar a execução da tarefa.

A execução do abastecimento é feita através do coletor de dados.

Neste modo, o mesmo operador realiza a retirada do Pulmão e a guarda no Picking em uma única sequência. No Coletor, acesse o menu Estoque > Ressuprimento. Filtre pelas áreas desejadas e clique no botão de busca (setas) para carregar uma tarefa. O sistema indicará o Endereço de Retirada no Pulmão. Vá até o local e leia o código de barras do endereço. Leia o código de barras do Produto. Confirme a Quantidade a Ressuprir. O campo é editável caso a quantidade física seja diferente. O sistema indicará o Endereço de Destino no Picking. Vá até o local e leia o código de barras do endereço para confirmar a guarda. Ao confirmar, a movimentação é finalizada.

Este modo divide o processo em duas fases, geralmente executadas por operadores diferentes, otimizando o uso de empilhadeiras. 1ª Etapa: Retirada (Coleta no Pulmão) No Coletor, acesse o menu Estoque > Ressuprimento Kanban. Clique no botão de busca (setas) para carregar as missões de retirada. É possível carregar várias missões de uma vez, criando uma “onda” de trabalho. Clique em Confirmar para iniciar a onda. O status no Monitor mudará para Em Ressuprimento. Siga as instruções do coletor, indo a cada Endereço de Retirada, bipando o endereço e o produto, e confirmando a quantidade. Ao finalizar a retirada de um palete/caixa, o sistema move o saldo para o Depósito Intermediário e solicita a impressão de uma etiqueta UZ (Etiqueta Unitizadora para Ressuprimento por Onda). Cole a etiqueta UZ no palete e coloque-o na área de transferência designada (ex: ponta da rua). O status da tarefa no Monitor muda para Retirado. 2ª Etapa: Guarda (Abastecimento do Picking) No Coletor, acesse o menu Estoque > Ressuprimento Guarda. O operador responsável pela guarda (geralmente com uma paleteira manual) irá ler o código de barras da etiqueta UZ colada no palete que está na área de transferência. O sistema carregará a tarefa e indicará o Endereço de Destino no Picking. Vá até o endereço de Picking, leia o código de barras do endereço, do produto e confirme a quantidade a ser guardada. Ao confirmar, o saldo é movido do Depósito Intermediário para o endereço de Picking, e a tarefa é Finalizada.

Ainda ficou com alguma dúvida? \ Nos ajude a melhorar! \ Enviar Feedback

  • beestock/movement/resupply/ressuply.1752591046.txt.gz
  • Última modificação: 15/07/2025 14:50
  • por Ramon Paulino Mendes